Um movimento de resistência é a manifestação de pessoas que juntas, lutam por uma causa. Essa manifestação pode ir contra certos ideais ou contra um sistema propriamente dito. Analisando esse sistema num contexto atual, o capitalismo se encaixa perfeitamente.
O capital como essencial para o funcionamento do sistema vigente, cria um contexto cada vez mais crítico e problemático. A indústria, de modo geral, cria e da apoio à uma cidade, mas é ela também que a destrói. Um homem que trabalha 12 horas por dia e ganha um mísero salário vai para sua casa satisfeito porque imagina estar cumprindo o seu papel.
Entra então uma tese de encaixe perfeito para o imperialismo do capital em pleno século XXI, que é a hegemonia de Gramsci. Ele defende que a hegemonia consiste no exercício do poder, sem o uso da força, e que a “multidão” se submeta à esse poder inconscientemente.
Na sociedade capitalista, a burguesia detém essa liderança sobre os demais, e apresenta o sistema vigente como o melhor sistema que poderia existir, a democracia. Não há explicações se não o sentimento de dependência destes subordinados, que não conseguem obter autonomia e acabam por suportar essa situação deplorável.
Aos que não suportam, não agüentam, e “acordam” para o real - que o capital e apenas ele é o trono do império - é que nascem os movimentos anti-hegemônicos, e, assim, um movimento de resistência ao império.
Cada vez mais a multidão está mais esperta, atenta e a resistência do povo tem se ampliado. A multidão está tomando consciência do sistema capitalista, e que, sem ela, o mesmo sistema não funciona. A posse é o nome que pode ser referido ao poder da multidão e significa "o que o corpo e a mente podem fazer",ou seja, a mão de cada um é que move a multidão e a burguesia.
Um exemplo atual da multidão contra o sistema foram as greves dos bancários e do correio, que duraram quase 1 mês cada uma e que conseguiram trazer melhorias para os trabalhadores, mostrando que somente com a união da classe proletária é que a multidão conseguirá almejar o que deseja.