Barack Hussein Obama Jr. é filho do queniano Barack Obama e da norte-americana Ann Dunham .Casou-se em 1992 com Michelle e tem duas filhas. Teve sua trajetória extremamente marcante. A partir das evidências de que a economia norte-americana entrava numa crise de proporções ainda não dimensionadas, o que desgastou definitivamente o presidente George W. Bush e o Partido Republicano, Obama começou a se impor sobre o adversário John McCain nas pesquisas de opinião pública. Em novembro, Obama venceu o concorrente e foi eleito o 44o presidente dos Estados Unidos, sendo aclamado como o primeiro negro a governar o país.
Ao passo que as expectativas da posse, que era “acompanhada” por 90% de aprovação, estavam em demasia, como se o atual presidente tivesse super poderes e resolvesse todos os problemas e crises dos Estados Unidos da América num piscar de olhos, Obama perdeu aquela aura de agente da transformação aos olhos da população. De acordo com levantamento do “Daily News”, a popularidade de Obama já está tão baixa, que já é menor que a do ex-presidente George W. Bush. E a cada semana as últimas notícias nos jornais americanos comprovam que a maioria da população rechaça o atual presidente.
Com o objetivo de melhorar sua reputação e aumentar sua popularidade na America do Sul, Barack Hussein Obama desembarcou no último dia 20, no Brasil. Para atrair a atenção dos brasileiros com sua visita Obama promoveu uma campanha de massa, ate mesmo usando brindes, como por exemplo, um Ipad e um Iphone para o autor da melhor mensagem de boas vindas para o presidente.
A Casa Branca também usou programas populares na TV para fazer a divulgação da chegada do presidente no Brasil. Ele encontrou-se com a presidente Dilma Rousseff em Brasília para fazer acordos bilaterais, o que demonstra bastante interesse do Brasil em se tornar membro permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Enquanto isso Obama tem enfrentado problemas com a Líbia, devido a uma informação que diz que o presidente não descarta a possibilidade de enviar equipamentos militares aos rebeldes líbios, com o objetivo de derrubar o ditador Muammar Kadhafi. Exatamente no dia em Obama se encontrava em Brasilia ele mandou de Brasília o OK dos Estados Unidos para iniciar a guerra de agressão contra a Líbia. Assim desagradando o Brasil e o desonrando ao declarar guerra em um pais que tem como principio a solução pacífica dos conflitos internacionais.
As idéias de Maquiavel,de que um príncipe tem que ter idéias contra ou a favor a algum assunto se chocam com as ações do presidente dos EUA,que muitas vezes se manteve neutro à algumas opiniões e principalmente a de que um príncipe tem de ser temido e ao mesmo tempo amado, se encaixam perfeitamente na carreira de Obama.Por ser o primeiro presidente negro dos EUA, Obama já arrancou olhares mais atentos da população mundial desde o dia de sua candidatura e conforme o tempo foi se passando, conseguiu conquistar a afeição do mundo com sua simpatia. Porém, no mesmo dia em que o Brasil e o mundo pararam pra ver Obama e sua família visitando nosso país, dentro de seu carro blindado ele passou a ser o homem mais temido pelo Oriente Médio ao permitir que as tropas americanas invadissem a Líbia. Portanto, as idéias de Maquiavel defendem que não se pode ser amado ou temido, tem que ser amado e temido para que um Estado seja governado adequadamente e Barack Obama, um dos homens mais poderosos do mundo, foi uma das provas de que essas idéias são realmente importantes e úteis.